RESIDENCIAL MATO GROSSO ESTÁ SENDO TOMADO PELA EROSÃO
Por Moises Matias
Projeto financiado pelo programa Minha Casa Minha Vida está tomado pela erosão. O conjunto residencial Mato Grosso, que é financiado pelo programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, é coordenado pela Prefeitura de São Luís. No site da prefeitura consta que o projeto ainda não foi concluído pela construtora.
O residencial, de 3.000 casas, foi construído em uma área de floresta, causando o desmatamento de uma área florestal, às margens da floresta de mangue.
A erosão está destruindo as casas, as tubulações de água e esgoto, expondo as tubulações e carregando um grande volume de terra para a área de mangue.
Situado na localidade Mato Grosso, zona rural de São Luís, distante uns 27 km do cento de São Luís, o projeto está aterrando o mangue da área, Pescadores denunciam que um córrego do Rio Tajipuru já foi soterrado..
.
No início de 2019 três jovens foram encontrados mortos nas proximidades do assentamento. Os seguranças dos empreendimento foram acusados e presos pelos assassinatos.
As imagens já foram enviadas ao Ministério Público, que por sua vez comunicou a denúncia aos órgãos competentes, cobrando providencias.

