sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

sítio ecológico, simples e revolucionário

Há cinco anos inciamos uma pesquisa ecológica profunda, em uma área de 03 ha, na periferia de São Luís/Ma.
Após estudar as possibilidades oferecidas pela escola formal de agricultura (assist. técnica, informação das universidades, conversas com especialistas, concluí que a Agricultura formal, de origem acadêmica cartesiana é totalmente incapaz de resolver os desafios colocados no presente. Mais: não tem proposta concreta para as áreas micro e médias, sem que se cause grandes danos ao ambiente e às criaturas.
Comecei então a implantar um projeto ecológico profundo. Implantei um sítio ecológico modelo, chamado Panakuí, fiz um manual para a implantação de experiências similares, chamado Sítio ecológico, um guia para salvar a terra, e formatei uma metodologia para a formação de multiplicadores.
No modelo panakuí, o sítio deve ser visto em todas as suas dimensões, não apenas a produtiva de renda formal ou de alimentos. Trabalha-se com indicadores de riqueza similares aos que formam a Felicidade Interna Bruta (FIB), tendo por base a matriz do conhecimento tradicional.
A sítio ecológico não é, no caso, um pedaço de terra, mas a gênese ecológica que existe no coração e na mente das pessoas envolvidas. Ou seja, antes é preciso fazer brotar o "eu ecológico" que cada um traz dentro de sí, sufocado, gerando assim tensões, enfermidades e neuroses.
Trata-se de uma metodologia simples, portanto REVOLUCIONÁRIA, que pode multiplicar a renda da gente do norte e nordeste, em um prazo curto, em média, 04 anos, pois trabalha-se a ativação de riquezas extraordinárias, existentes nas localidades, como o Patrimônio Tradicional, conhecimento que remonta a milhares de anos, os recursos naturais, ambos possuidores de valores inestimáveis.
Atualmente,recebo pessoas no Sítio Panakuí e faço vivências de um dia, ministro palestras e cursos de três dias para a formação de multiplicadores da metodologia sítio ecológico.
A implantação do sítio ecológico, no nível pessoal e familiar, permite enfrentar a crise de abastecimento de alimento de qualidade, garante-se a preservação da natureza e - mais importante -, assegura-se uma vida com qualidade para todos os envolvidos. Com o sítio ecológico tem-se mais saúde. Várias doenças provenientes da alimentação e do estilo de vida inadequados, carente de proteinas e vitaminas, seriam totalmente extintas.
Sei que a ONU realizará, dias 21 e 22 de junho, em Bruxelas, um Seminário Internacional sobre a Agroecologia no mundo. Gostaria de participar de tal evento. Na impossibilidade atual, ofereço-me para estimular a criação de um circulo virtuoso de abundância e generosidade, com a aplicação da Metodologia de Implantação de Sítios Ecológicos Intuitivos, na amazônia, no nordeste, em qualquer parte do Brasil.
Mais informações estão disponíveis no www.folhadoamanha.net, ou no www.sitiodomoisesmatias.blogspot.com ,
ou no fone (98) 3253 3372

Saudações ecológicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário