quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sinproessema na campanha resíduo orgânico zero

Com o título
"Ecologista propõe destino sustentável para lixo orgânico", o sindicato dos professores (Sinproessema) publicou no site da entidade, no dia 24.12, a seguinte matéria:




Já imaginou aproveitar o lixo orgânico produzido em sua casa e contribuir para a preservação do meio ambiente? Essa é a proposta do ecologista Moises Matias, que vem desenvolvendo, há cerca de dois anos, um projeto para frear o avanço da poluição ambiental, que consiste na utilização de resíduos domésticos como adubo orgânico.

De acordo com o ecologista, o lixo residencial orgânico, como cascas de frutas, sobras de verduras e restos de alimentos em geral, representam quase 90% dos resíduos descartados diariamente pela população. Segundo Matias, quando esses resíduos não são aproveitados e ficam expostos acabam atraindo animais, insetos e doenças, o que causa danos ao homem.

Por isso, ele teve a preocupação de elaborar um projeto que dá vida ao lixo desperdiçado. Assim, surgiu o Kit Orgânico, uma alternativa caseira que utiliza áreas internas das casas ou os próprios quintais para a construção de pequenas hortas, nas quais o lixo orgânico vai ser utilizado.

Sítio ecológico: experiência bem sucedida

Os resíduos viram um forte adubo para hortaliças. Além de ajudar na preservação da natureza, o Kit Orgânico proporciona uma significativa economia na renda mensal, pois as hortaliças produzidas podem ser vendidas ou consumidas pelas famílias que adotam a técnica.

Para mais informações sobre o Kit Orgânico e os equipamentos utilizados, Moisés Matias disponibiliza o telefone (98) 3253-3372. Pela internet, os interessados podem entrar em contato com o estudioso através do e-mail moises-matias@ig.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário