segunda-feira, 23 de abril de 2012
Sementes de Sítios Ecológicos para São José de Ribamar
Na manhã de sábado, 21.04, visitou o Sítio Panakuí o Secretário de Meio Ambiente de São José de Ribamar, José Isaac Buarque de Holanda.
São José de Ribamar é um dos quatro municípios da Ilha de Upaon Açu, a nome original da Ilha de São Luís.
Na expansão desordenada do solo da ilha, Ribamar é, atualmente, quem sofre a maior consequência, com o inchaço urbano, o proliferação das moradias precárias, as invasões.
O solo municípal vem sendo ocupado por construções oficiais, como o programa de moradia popular, do Governo Federal, a construção de inúmeros condommínios privados, sem que haja a construção da infra-estrutura de esgoto, urbanização das ruas, entre outras necessidades.
Preocupado com o cenário de crescimento e desordem que já se apresenta, José Isaac, que implantou o sistema de meio ambiente municípal, procura alternativas de sustentabilidade e, assim, estuda a proposta do Sítio Ecológico.
"Nós estamos analisando as possibilidades para levarmos a proposta integrada do Sítio Ecológico, como política pública, para são José de Ribamar", afirma o secretário Isaac.
O Sítio Panakuí fica situado no limite oriental com o município de São Luís. Outro projeto nosso, a Ilha do Amanhã, fica situado no extremo oriental de São José de Ribamar. A rede de sítios ecológicos, no caso, teria em seu território a Ilha do Amanha como laboratório demonstrativo, o que fará de Ribamar a referência da tecnologia sítio ecológico do Maranhão.
Os projetos que podem ser instalado em Ribamar, nos próximos meses, a partir da Secretaria de Meio Ambiente, é a Rede de Sítios Ecológicos de São José de Ribamar e a campanha São José de Ribamar Resíduos Orgânicos Zero.
Obrigado pela visita, josé Isaac. Com o seu engajamento com certeza avançaremos neste embate pela implantação da Felicidade Interna Bruta (FIB), através da metodologia
Sítio Ecológico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário