sexta-feira, 1 de junho de 2012
Crianças do COC mergulham no Panakuí
O sítio panakuí foi invadido. Criaturinhas animadas e cheias de vida encheram as instalações do espaço ecológico, com suas alegrias, com perguntas precisas e olhares inquiridores.
Nada possou despercebido. As inquietações espontâneas, a diposição para tocar, sentir, cheirar e imaginar se espalharam como tinta azul na água limpa.
O Sítio Panakui não será o mesmo,após sofrer os efeitos da benéfica onda infantil irradiada pelas crianças do Colégio COC.
A visita começou às 9:00 hs, estendendo-se até as 11:00 horas. Neste curto tempo as criaturinhas avançaram na ecologia, exploraram as instalações, inauguraram o banheiro ecológico, prepraram e alimentaram as aves caipiras com o alimento saudável, produzido na frente do grupo.
Depois, todos queriam pisar no bairro, na preparação do tijolo ecológico, o adobe. Quem não pisou a massa de barro fez questão de colocar o mão na massa,fabricando os primeiros tijolos ecológicos de suas vidas.
A aventura prosseguiu na trilha da mata, no abraço à lagoa, no abraço ao pé de Buriti. E tudo virava estória, aventura, vitória e conquista. Alguns procuravam cobras e jacarés, outros fugiam das formigas e lagartas, mas nenhuma criatura demonstrou medo, indisposição ou timidez na lida com a natureza.
O guia da aventura, preocupado com a responsabilidade de receber uma delegação tão importante e tão esperta no espaço - a primeira vez que recebemos crianças no sítio -, esmerava-se para dizer a palavra certa, fazer o ato correto. Sei que as experiências infantis são únicas e valem para a vida inteira.
ao final, esfogueadas pela aventura, elas mostravam as marcas das formigas e dos pequenos insetos, as roupas sujas de barro e os rostos vermelhos e suados. Missão cumprida: Os desbravadores embarcam na viagem de volta e deixam uma discreta luz azulada na estrada. Acho que a imaginação extrapolou a realidade e eles viram e sentiram, certamente, muito mais do que eu. Obrigado ao Colégio COC pela ousadia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário