quinta-feira, 14 de junho de 2012
Participe do projeto Maranhão um Sítio Ecológico
Às vésperas da Rio + 20, a conferência global que se propõe a mudar a história da humanidade, apontando para o modelo da sustentabilidade, no Maranhão nós convocamos a sociedade civil, as organizações públicas e privadas, para a marcha da grande mudança, no Maranhão.
Participe do projeto Maranhão Sítio Ecológico. Visite o Sítio Panakuí. Associe-se ao projeto que ativa a Felicidade Interna Bruta (FIB). Estamos, assim, fazendo não apenas uma Maranhão + 20, mas deslanchando um processo de implantação de iniciativas ecológicas em todos os rincões deste Maranhão rico e generoso. Vamos mudar a história deste estado. Faça a sua parte e mude a sua vida, a vida da sua família, a história do Maranhão. Faça parte do movimento Maranhão Sítio Ecológico.
Apresentação do projeto.
O projeto Maranhão Sítio Ecológico surgiu da proposta de que é possível uma convivência em harmonia com a natureza. Implantado como um projeto piloto no Sítio Pakanuí (panã= cesto, kui= pequeno), pequena propriedade com área de 03 hectares localizada na região leste da Ilha de São Luís, que integra o homem à natureza de forma sustentável.
A viabilização do projeto não está restrita à articulação com órgãos da administração pública, não havendo qualquer dependência econômica ou vínculo político, posto que para funcionar, após a capacitação, necessitará apenas da força da comunidade. É, portanto, um projeto auto-sustentável.
Maranhão Sítio Ecológico propõe a articulação em rede de pequenas e médias áreas demonstrativas de uma nova maneira de viver e produzir na terra, sem usar agrotóxicos, aditivos não orgânicos, mas adotando-se a agroecologia de forma integrada e profunda.
Isso porque o sítio ecológico não se constitui em um modelo pronto para ser aplicado, mas sim em um sistema que integra 10 (dez) dimensões existentes ou possíveis de serem desenvolvidas em qualquer ecossistema, conforme exposto no Livro Sítio Ecológico, um guia para salvar o planeta, de autoria do ambientalista Moisés Matias, quais sejam:
a) Pessoas;
b) Estudos/Diagnósticos;
c) Agroecologia;
d) Biomoradia;
e) Reciclagem/Reuso;
f) Água;
g) Usina Solar;
h) Consumo Ecológico;
i) Saúde Ecológica; e
j) Marketing Ecológico.
Dessas dimensões, umas estarão mais disponíveis e acessíveis que outras, mas todas poderão ser perfeitamente alcançadas em qualquer bioma existente no Brasil e, neste caso específico, em qualquer município do Maranhão.
O Projeto Panakuí já desperta atenção da sociedade maranhense. Na última edição do Prêmio BNB de Jornalismo, a jornalista Rayssa de Sousa Alves sagrou-se vencedora com a matéria sobre o Sítio Ecológico. Essa é uma prova de que o projeto Maranhão Sítio Ecológico se apresenta como uma alternativa para muitos problemas existentes no estado, podendo contribuir para o desenvolvimento social e econômico e para a preservação da fauna e flora locais, ao passo que atua no despertar da consciência ecológica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário