quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Ecologista lança sitio ecológico em Porto Velho

Projeto "Sítio Ecológico" será lançado em Porto Velho no próximo dia 21

A Prefeitura de Porto Velho em parceria com a Associação de Desenvolvimento da Agroecologia e Economia Solidária (Ada- Açaí) lança no próximo dia 21, às 18h30 no Auditório do Sebrae, o Projeto Sítio Ecológico. A programação inicial do lançamento do projeto terá dois momentos. No dia 21/01 acontece o seminário de lançamento do Projeto Sítio Ecológico, com início às 18h30 no Auditório do Sebrae, com a participação do ecologista Moises Matias, autor do livro “Sítio Ecológico, Um Guia para Salvar a Terra”, aberto para todos os setores da sociedade. E no dia 22/01, haverá um Dia de Vivência, das 08h às 18h, voltado para o público da área de abrangência do setor chacareiro, região periurbana das zonas leste e norte da cidade de Porto Velho (Núcleo Cinturão Verde).

Matias irá apresentar, durante o seminário, os benefícios dos sítios ecológicos, projeto que iniciou há dez anos. “Após um período de estresse, causado por um ritmo frenético de trabalho, descobri a necessidade de reencontrar a minha essência. Passei a caminhar nas áreas verdes. Procurei desenvolver atividades manuais ligadas à terra, como cuidar de um pequeno jardim e de canteiros de hortaliças. Vi o grande beneficio que isto me trouxe e busquei ampliar e disseminar esta nova cultura, logo escrevi um livro como também comecei a realizar seminários por todo o país”, disse Matias.

De acordo com Matias, o projeto pode ser aplicado em qualquer parte do Brasil, e permite efetivamente salvar a terra, no nível local, aplicando-se o efeito, em cadeia, a partir da formação de redes de sítios ecológicos.

Matias acrescenta que o projeto sítio ecológico visa a troca de experiências entre os participantes, através de trabalhos em grupo e discussão em plenário. “Neste processo, todos os participantes podem contribuir com seus conhecimentos, experiências e emoções, construindo assim uma reflexão aprofundada sobre as práticas e experiências de vida e trabalho. Desta reflexão fluem perspectivas e propostas de mudanças e soluções, que valorizam a proposta ecológica e a tradição do povo da região amazônica”.
Os interessados poderão se inscrever na sede da Semagric, sito à rua Costa e Silva, nº 5315, Bairro Rio Madeira ou pelos telefones 08006475008 ou 39013371 c/ Rejane, sendo encerradas durante a realização do Seminário.

2 comentários:

  1. Boa noite. Sou estudante de Agronomia em MT, e sou fascinada pela agroecologia. Inclusive tenho um blog de principiante sobre o assunto. Fiquei super interessada em participar deste seminário em Porto Velho, afinal estou passando as férias em RO. Como só fiquei sabendo do seminário agora, não será possível, mas eu gostaria de saber como posso fazer para adquirir seu livro.

    ResponderExcluir
  2. http://permaculturabr.ning.com/profiles/blogs/sitio-ecologico
    veja mídias de como o foi o primeiro dia da palestra de Moisés Matias sobre o lançamento do projeto de mesmo nome de seu livro sítio ecológico. amanhã o dia de vivência. confira a mídia no link acima. tchau!

    ResponderExcluir