segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Produtor e certificador visitam Panakuí



Na manhã do sábado, 22,10, visitaram o Sítio panakuí o produtor orgânico Altamiro Ferraz, que é proprietário do sítio Alimentum, situado no povado Andiraba, zona rural de SL/Ma, e o agrônomo Ronei Pizate, que é inspetor da Ecocert e reside em Belém do Pará.
Os visitantes passaram uma parte da manhã, conheceram as instalações do sítio e degustaram um Siri ao modo Panakuí, ou seja, com arroz, molho, farinha e pimenta.
Altamiro Ferraz, doutor em agricultura e professor do mestrado em agroecologia da UEMA, será nos próximos meses, oficialmente, o primeiro produtor orgânico certificado do Maranhão.
Ronei Pizate, paranaense que cresceu em Tucuruí, interior do Pará, trabalha com agricultura orgânica e sonha com a casa de barro, construída no alto de uma ilha, no lago Tucuruí.
Na próxima viagem, promete visitar a Ilha do Amanhã, projeto complementar do sítio panakuí e que será retomado em breve.
Ronei levou na bagagem um exemplar do livro Sítio Ecológico, um guia para salvar a terra, e deixou, além da simpatia, a promessa de levar-me para uma vivência no seu grupo de produtores orgânicos de Belém. Já estou arrumando a boroca.
Sorte ao sítio Alimentum, um dos 400 sítios que estamos cadastrando e consolidando em parcerias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário