quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Sítio ecológico, a mina do patrimônio tradicional

O Maranhão tem mais que petróleo e gás natural. A maior riqueza do Maranhão atende pelo nome de PATRIMÔNIO TRADICIONAL.
Trata-se de um conhecimento enciclopédico, acumulado ao longo dos séculos, com raízes nas culturas afrobrasileira, índia e cabocla, com contribuições de inúmeras culturas seculares que aqui aportaram.
A enorme riqueza, de valor inestimável, ainda precisa ser registrada. Ela está, ainda, na memória oral dos homens e mulheres deste estado.
Sua aplicação acontece em todas as áreas, como na saúde, na agricultura, na alimentação, na construção de casas e em inúmeras outras áreas.
Ao contrátio das riquezas materiais, como terra, imóveis e até minerais, o patrimônio tradicional não pode ser penhorado, grilado, privatizado. Ele pertence ao povo, unicamente ao povo, principalmente ao mais simples.
Através do PATRIMÔNIO TRADICINAL, que traduz o modelo alternativo de sociedade, é possível impulsionar uma revolução ecológica e social.
A novidade é que esta fantástica riqueza pode ser transformada, em um período relativamente curto, em benefícios, em qualidade de vida.
É através do SÍTIO ECOLÓGICO, um espaço de vivência da gente do Maranhão com o meio onde vive. Mas precisa de uma nova universidade, de novas políticas, de uma revolução.
Nesta sexta-feira, _as 14:30, na Feira do Empreendedor, que acontece no Centro de Convenções/Ma, apresentaremos o tema na palestra que daremos.
Nesta terra vivem os represenantes legítimos das grandes tradições da humanidade. São, na verdade, gigantes, verdadeiros elefantes, em conhecimentos e saberes que podem resolver problemas como o câncer, a destruição da natureza, a crise na produção de alimentos, entre outros temas.
Venha construir o nosso futuro comum e ajudar a reconstruir o Maranhão da abundância e da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário