sábado, 12 de maio de 2012

Meu pé de banana grande

Anos atrás, em visita à terrinha Rio Branco/Ac, fui dar uma volta no Mercado do Bosque, onde se pode encontrar uns quitudes legais que levantam a energia daquel@s que alongam as noitadas. Logo na entrada fui laçado por um suave aroma de mingal de banana grande. Aquele odor sauve, conhecido na infância, estava ausente das minhas narinas desde que saí de Rio Branco, em 1986. Nas minhas andanças não encontrei a Banana Grande, assim o sabor, e o odor sauve que invadia as minhas narinhas, traziam coisas, sons e cores de um mundo miraculoso da infãncia. Desci do carro e saí carregado,procurando de onde exalava o aroma do Mingal de Banana Grande. Então tomei um, dois e me empanturei de mingal. Deu vontade de levar para casa, pedir para embalar para viagem. Mas o mingal de banana grande não comporta essas inovações. Precisa ser feito e consumido quente, fumegante, com uma cobertura de pó de canela. As colheradas cheias, levadas à boca, aquela mistura amarelada, ainda quente, desce assim mesmo, esquentando goela abaixo até chegar ao estômago. Gostei tanto da experiêrncia que ao chegar em São Luís/Ma, procurei os criadores e consegui umas mudas de Banana Grande. No Sítio Panakuí tenho agora vários pés. Mas levei uma muda e plantei na casa da cidade, no canto do muro, ao lado do portão. A planta tem sido o meu xodó. Plantei, cuidei, adubei e, recentente, assisti o nascimento do primerio cacho do meu pé de banana grande. Não vejo a hora de colher as primeiras bananas e preparar o delicioso Mingal de banana grande. Até já tenho a receita, repassada por telefone por minha irmã querida Erotildes: Receita do Mingal de Banana grande. Pegue algumas bananas grandes maduras, ou ainda amadurecendo. Corte em pedaços, com casca,faça um corte longitudinal na casca, para que abra bem, e leve ao fogo. Cozinhe com um pouco de sal, para quebrar um pouco do doce da banana. Coloque uma colher de MANTEIGA, (nada de margarina, por favor). Quando as bananas estiverem moles, bem cozidas, tire do fogo, retire as cascas, bata no liquidificador com leite. Pode até colocar um pouco da água do cozimento. Pronto. Pode servir com um pouco de canela. A receita comportar algumas novidades, como um pouco de coco ralado, a mistura com farinha de tapioca em flocos. Mas o melhor, o imbatível, é o da receita tradional. Quando eu fizer o primeiro mingal do meu pé de banana grande eu vou fazer um vídeo e postar aqui. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário