quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Sítio ecológico no Globo Rural, nesta sexta

Amanhã,03.02, no programa Globo Rural, da Rede Globo, que começa a rodar às 06:00 hs, a campanha São Luís resíduo orgânico zero será tema de uma reportagem. Na matéria, procuro mostrar que resíduo orgânico doméstico não é problema, mas solução. Pode ser transformado em adubo, dentro de casa.
A FAMEM (Federação dos Municípios) realizou um encontro, na tarde de quinta-feira, 01.02, onde apresentou aos prefeitos, secretários municipais e técnicos as alternativas disponíveis para a questão dos resíduos sólidos, nos diversos municípios do Maranhão.
Não falaram na necessidade de redução do volume do lixo. Esta é a solução mais barata. Precisamos reduzir o lixo. Desperdiçar menos. Reutilizar, reciclar e reduzir ainda é a melhor solução para o problema. Lixo é energia, é biomassa, é dinheiro jogado fora. Não foi o que ouvi. A microcompostagem, feita nos quintais, não foi nem citada. É ainda a melhor solução para o lixo orgânico, na grande maioria dos municípios maranhenses. E ainda aduba a terra, estimula a produção de alimentos.
E nós estamos, no momento, promovendo a campanha São Luís resíduo orgânico zero. Colégios, igrejas, sindicatos e outras organizações estão aderindo.
Senhores prefeitos, veja amanhã, no Globo Rural, a tecnologia que nós desenvolvemos aqui em São Luís, no Sítio Panakuí, mas que pode ser levada para os 217 municípios maranhenses.

2 comentários:

  1. Parabéns camarada, qdo passar na cidade quero conhecer a experiência

    Axé

    Vc conhece a obra a Salvação da lavoura?

    ResponderExcluir
  2. Olá Rogério,

    Venha, será sempre bem-vindo!
    Abraço,

    Moises Matias

    ResponderExcluir