segunda-feira, 2 de julho de 2012

Manoel Campanha, o mago dos jardins




A arte de jardins e hortas, o aproveitamento de pequenos espaços, nas casas, nos quintais de São Luís, conta com um artista: o nome dele é Manoel Campanhã. Natural de São Paulo, com vasta experiência na montagem de mosaicos criativos com plantas ornamentais, condimentares, frutíferas, ou pequenos canteiros de hortaliças, Manoel vem se dedicando à disseminação das plantas em São Luís, atendendo em domicílios, onde faz o projeto ao gosto da clientela.

Lyndon Johson, Promotor de Justiça, recebeu o Manoel Campanhã na sua casa, mostrou a área verde, as árvores com frutas, as plantas decorativas e nativas que cultiva no quintal e disse: eu quero fazer uma horta com jardim, ou um jardim com horta, onde eu possa tirar o que eu consumo, sem agrotóxico, mas produzido de forma natural.

Em seu quintal, situado no bairro do calhau, Lyndon Jonhson tem já uma boa quantidade de árvores frutíferas, como cajas, acerolas, cajus e maracujas, assim como um boa quantidade de plantas ornamentais cultivadas em jarros.

O que falta é uma oorganização das plantas, um trato cultural e adubo, avalia Manoel Campanhã. Mas o projeto foi encomendado e em breve Lindon Jonhsom contará com uma horta criativa, cultivada ecologicamente e com desenho permacultural, com canteiros em forma de estrelas, plantas aromáticas e condimentares, com flores multicoloridas.

Na casa de Lyndon Jonhson há ninhos de pequenos pássaros, os sabíás e outras espécies visitam os seus ninhos, alimentams-se das frutas, as corujas vigiam as catitas, em uma ambiência ecológica. Mas o jardim de Lindon Jonhson terá flores suspensas, canteiros verticais e flores. Muitas flores.







Nenhum comentário:

Postar um comentário